domingo, 2 de outubro de 2011

I CAMINHADA DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SÃO JOÃO DO SÓTER






 A comissão Pro-SELO/UNICEF em parceria com o CRAS - Centro de Referência a Assistência Social , com a Secretaria Municipal de Assistência Social,  a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e  o Conselho Tutelar decidiram se mobilizar  promovendo a Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que reuniu todas as escolas municipais e estaduais, no dia 28 de maio de    2010, ás 7h da manhã, em uma marcha pela cidade em prol de uma transformação social, no que diz respeito ao tema abuso e exploração sexual.
Uma equipe formada por dois conselheiros do Conselho Tutelar, psicóloga e assistente social visitaram todas as  salas de aulas dos três turnos das escolas de São João do Sóter ( Roseana Sarney, José Sarney, Mariano Campos, Sóter Mendes e Inácio Rocha). Durante essas visitas, eram realizadas conversas com os alunos sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual, o conceito e tipos, o motivo da escolha do dia 18 de maio, sobre o pacto de silêncio gerado pelo abusador, quem é o agressor sexual, os sinais de uma criança abusada sexualmente, denúncia e outros.
              A conversa com os alunos aconteciam no horário de aula em que se encontravam. Aproveitando o momento, era realizado o convite  ao professor e alunos para participarem da grande caminhada que aconteceria logo após esse primeiro momento de sensibilização do tema nas escolas. Era solicitado também por parte da equipe que os alunos com a orientação do professor  confeccionassem cartazes, mensagens, faixas para que fossem utilizadas no dia da caminhada como forma de protesto ao combate do Abuso e Exploração Sexual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário